Eleições 2014

A partir de segunda-feira, quase nenhuma propaganda será permitida nas ruas de Santa Maria

Juliana Gelatti

"

A Justiça Eleitoral em Santa Maria resolveu restringir o máximo a colocação de cavaletes e cartazes de propaganda eleitoral nas ruas de Santa Maria. Às 18h56min desta sexta-feira a juíza eleitoral da 147ª zona, Stefânia Frighetto Schneider assinou a portaria que determina a proibição de colocar cavaletes de candidatos nos canteiros com menos de três metros de largura e em rotatórias e trevos.

O objetivo é preservar a segurança dos motoristas, já que estavam chegando muitas denúncias de que os objetos estavam atrapalhando a visibilidade no trânsito e causando transtornos quando caíam sobre a via pública.

Pelas regras previstas na portaria, a colocação de propaganda móvel deve estar a uma distância mínima de 1,5 metro do meio-fio e 10 metros das esquinas. Em trevos, rotatórias e rótulas fica proibido colocar os cavaletes, mesmo que recolhidos durante a noite.

O texto não menciona banners e cartazes colocados em propriedades particulares.

A Brigada Militar, a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Rodoviária Federal poderão fiscalizar o cumprimento da portaria, recolhendo imediatamente as propagandas irregulares e encaminhando para o Cartório Eleitoral da 147ª Zona. O cartório deverá fotografar os materiais recolhidos e encaminhar para a reciclagem. Na segunda-feira à tarde deve ocorrer uma reunião entre os órgãos envolvidos para acertar os detalhes de como será feita a fiscalização.

Na noite desta sexta-feira os partidos políticos começariam a ser notificados. Passadas 48 horas das notificações, qualquer propaganda encontrada já será considerada irregular.

Confira no link abaixo a íntegra da portaria.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Propaganda eleitoral de rua vai ser limitada

Próximo

Número de candidatas mulheres cresceu 46,5% neste pleito

Política